22/09 Dia Mundial Sem Carro: Metrô é um transporte sustentável e para o dia a dia das pessoas

O objetivo da data é promover debates e conscientização da sociedade sobre a maneira como nos locomovemos nas cidades. É uma oportunidade de reflexão e pensar estratégias para reduzir o trânsito e a poluição, além de valorizar outras possibilidades de mobilidade mais sustentáveis, como o metrô. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em Belo Horizonte, considerando a frota de automóvel, moto e ônibus, os automóveis são os veículos mais comuns na cidade e representam 84,58% da frota do município. O volume de carros, em constante crescimento, contribui para a piora do trânsito nas grandes capitais.
A boa notícia para os belo-horizontinos é que a linha 2 do metrô vem aí.  O percurso terá 10,5 quilômetros de distância e vai conectar a linha 1 até a regional Barreiro. Sete novas estações serão construídas: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. O início do funcionamento da nova linha 2 está previsto para 2028. Atualmente, o metrô da região metropolitana de Belo Horizonte transporta cerca de 90 mil usuários por dia. A partir da conclusão das obras da linha 2, a expectativa é de que o metrô transporte uma média de 213 mil passageiros por dia, 56 mil deles na linha 2.
Além de desafogar o trânsito da capital, o metrô também oferece economia de tempo na vida dos passageiros. O trajeto completo, entre a Estação Vilarinho (Venda Nova) e Eldorado (Contagem), é feito em apenas 45 minutos. Sem contar com a redução de emissão de gás carbônico.
Para o subsecretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Aaron Duarte Dalla, os passageiros reconhecem os benefícios do metrô para transitar na cidade diariamente. A viagem é rápida, segura e tem regularidade. Os trens transportam muitas pessoas e não têm a interferência de veículos, e outras intervenções no trânsito. “Ao optar pelo metrô como meio de transporte, diminui-se o consumo de gasolina e diesel, reduzem-se os congestionamentos e a lentidão do trânsito”, disse Aaron Duarte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui