Cooperativas da Rede Movimento recuperam embalagens no entorno da Cidade do Rock, com apoio da ANCAT e Instituto HEINEKEN

Divulgação - ANCAT

A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), em parceria com o Instituto HEINEKEN, tem um papel central na gestão de resíduos durante o Rock in Rio Brasil 2024, ano em que o maior festival de música e entretenimento do mundo celebra seus 40 anos. A ação, que acontece no entorno da Cidade do Rock, destaca a importância da reciclagem e da economia circular, contando com a prestação de serviços das cooperativas de catadores integrantes da Rede Movimento. A iniciativa conta com o fornecimento de equipamentos de segurança como luvas, bags, bonés e área de descanso, além do pagamento pela diária de trabalho do catador.

Com o objetivo de promover a recuperação de embalagens de vidro e alumínio nas ativações do Grupo HEINEKEN, a ANCAT está gerenciando o trabalho de 35 catadores da Rede Movimento, organizados em duplas e equipes específicas. A previsão é que, ao longo dos sete dias de festival, sejam consumidas cerca de 350 mil long necks, o que corresponde a aproximadamente 10 toneladas de vidro por dia. Além disso, serão coletadas latinhas de alumínio descartadas pelos espectadores.

Roberto Rocha, presidente da ANCAT, destaca a relevância dessa parceria: “Nossa parceria com o Instituto HEINEKEN no Rock in Rio Brasil vai muito além da coleta de resíduos. É um reconhecimento do papel fundamental dos catadores e catadoras na preservação do meio ambiente e na criação de uma cadeia sustentável para a reciclagem. Estamos orgulhosos de integrar essa missão.”

Nesta edição, seis cooperativas da Rede Movimento estão diretamente envolvidas no entorno da entrada do festival: CoopGenesis, Cooper Pedra, Coopama, Coope Contralub, Cooper Bandeirante e Coop-Reciclando pra Viver. Esses grupos são essenciais para a operação de recuperação das embalagens e trabalham das 11h às 20h, nas ativações da marca.

“Por meio de iniciativas como essa, realizadas em parceria com grandes aliados, como a ANCAT, e em eventos de grande porte, como o Rock in Rio Brasil, reforçamos a importância do trabalho dos catadores. Eles são fundamentais para que a reciclagem aconteça e para que a gestão de circularidade de resíduos em grandes eventos se concretize em toda a cadeia”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.

No Rock in Rio Brasil 2024, os catadores têm às tendas de descanso, alimentação e, também, recebem pagamentos pela diária. Para Vânia, iniciativas nesse sentido inspiram outras empresas a se mobilizarem para garantir condições dignas, segurança e remuneração aos catadores. “Queremos cada vez mais assegurar a qualidade dos impactos que geramos por meio do Instituto, garantindo a transformação social e amplificando a voz dessas pessoas que, muitas vezes, são invisibilizadas pela sociedade”, diz a executiva.

O transporte e manuseio de embalagens de vidro, devido ao peso e ao potencial de acidentes, foi identificado como um dos maiores desafios dessa operação. Para mitigar esses riscos, serão instaladas áreas satélites para armazenamento temporário das embalagens e disponibilizados coletores específicos para o descarte de vidro pelos frequentadores do festival.

“Cada vez mais, os eventos de grande porte precisam abraçar soluções sustentáveis, e o Rock in Rio Brasil está mostrando que é possível combinar entretenimento e responsabilidade ambiental,” acrescenta Roberto Rocha.

O material coletado será armazenado em caçambas estacionárias fornecidas pela indústria O-I, parceira estratégica da operação, que garantirá o transporte direto do material para a planta industrial de reciclagem, e destinados para a Fábrica Verde – espaço dedicado à reciclagem.

Histórico de sucesso: resultados de 2022

Com a contratação da ANCAT pelo Rock in Rio na edição de 2022, as cooperativas de catadores (as), foram remuneradas pelo serviço ambiental prestado e puderam assim resgatar mais de 260 toneladas de materiais recicláveis dentre os resíduos destinados pelo evento. Essa ação evitou que toneladas de resíduos fossem para aterros sanitários e ainda gerou uma importante fonte de renda para as famílias envolvidas no processo de reciclagem.

A edição de 2024 conta ainda com mais seis cooperativas de catadores que integram a Rede Movimento e que realizam a triagem de materiais recicláveis na Central de Triagem (CT) de Bangu: Coopideal, Coop-Reciclando para Viver, Cooper Rio Oeste, CoopArcanjo, CoopQuitungo e Cooperativa Recicla Mais.

Para garantir a precisão da rastreabilidade dos resíduos gerados no evento, a ANCAT conta com a parceria da Startup Reutiliza Já, que estará à frente da implementação da tecnologia de rastreamento. Essa iniciativa que utiliza a tecnologia blockchain foi introduzida com sucesso em 2022 e será novamente aplicada para acompanhar cada material reciclável, desde o descarte na Cidade do Rock até sua transformação em nova matéria prima. O objetivo é promover transparência na circularidade dos materiais e atender às exigências de ESG, consolidando o Rock in Rio como referência mundial em sustentabilidade.

Sobre a ANCAT

Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há 24 anos, atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.

Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as). E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.

Sobre o Grupo HEINEKEN

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui