Tatiana Mandelli sempre soube que queria ser empresária. Desde cedo, demonstrou vocação para os negócios, inspirada, principalmente, pelas raízes empreendedoras da família e a capacidade de transformar desafios em oportunidades. À frente da Tidelli, marca líder no segmento de móveis para áreas externas, Tati, como é conhecida, construiu uma trajetória de persistência, adaptabilidade e inovação. Seu potencial de recalcular rotas e enxergar caminhos possíveis, mesmo em cenários desafiadores, a consolidaram como pioneira e uma das empresárias mais influentes do setor.
Ao longo dos anos, a Tidelli não apenas ampliou sua presença nacional, como também internacional. Além do Brasil, a marca está presente na América Latina, Estados Unidos, África e Oriente Médio. No mercado norte-americano, a Tidelli conta com duas lojas exclusivas na Califórnia, em Newport Coast e Coachella Valley, e duas na Flórida, incluindo Miami.
Apesar da expansão global, a empresa preserva fielmente o legado e as raízes de uma herança empreendedora, mantendo uma gestão familiar. Com a entrada de seus irmãos Luciano e Roberta Mandelli no negócio, Tatiana adotou um modelo de governança que equilibra o profissionalismo com os laços familiares.
Assim como o nome da Tidelli carrega sua identidade, Tati levou suas experiências pessoais para seus novos empreendimentos. Explorando novos caminhos de negócios, mas mantendo suas raízes no estilo de vida, Tati enxergou um potencial na região do Alto Paraíso, em Goiás. Assim nasceu a Casa da Lua Pousada, mais um empreendimento que reflete sua paixão por criar experiências e conectar pessoas. De empresária visionária a hoteleira, Tati Mandelli continua a reinventar caminhos, sempre impulsionada pelo legado empreendedor que traz em seu DNA.
Em 2025, Tati pretende ampliar ainda mais seus ramos de negócio. O Outdoor Experience, programa sobre design e estilo de vida da Tidelli no YouTube, cresceu a ponto de ganhar vida própria e o plano é reformular o modelo neste ano. No mesmo campo, o portal Aurora, lançado em 2024, é a nova aposta de Tati em mídias.
Muitos outros projetos se somam a esses: ela quer lançar um livro, um projeto para pessoas 50+ na pousada Casa da Lua, além de estar organizando a próxima edição do FestivAlto, que acontece de 1º a 4 de maio e propõe momentos de autorreflexão.
A trajetória de uma empreendedora
No final da década de 1980, quando a produção de móveis para áreas externas no Brasil era praticamente inexistente devido às restrições na importação de maquinário e matérias-primas, Tati identificou uma lacuna no mercado. Visionária, decidiu preenchê-la. Aos 23 anos, quando ainda cursava economia, iniciou uma sociedade em uma loja de móveis e decoração com a sua mãe, Rose Goidanich. Juntas, abriram a loja Varanda, especializada em plantas e cachepôs, e posteriormente expandiram para venda de móveis. Tati adquiriu experiência no setor e optou por seguir seu próprio caminho. Assim nasceu a Tidelli, marca batizada pela combinação das letras do nome de sua criadora.
“Percebi que havia um grande espaço para inovação. As pessoas buscavam qualidade e design, mas simplesmente não os encontravam no Brasil. Fomos pioneiros no país e todas as outras fábricas surgiram depois de nós. Um exemplo do diferencial que carregamos até hoje é nossa própria fábrica, especializada na produção de cordas náuticas, o que garante durabilidade e resistência — características que se tornaram a assinatura dos nossos produtos “, diz Tati.
A mudança da fábrica de Porto Alegre para Salvador em meados da década de 1990 foi um divisor de águas para a empresa. A capital baiana, além de ser um dos maiores mercados da marca, proporcionou uma nova dinâmica logística e se tornou o novo lar de Tati. O sucesso da primeira loja na cidade impulsionou a expansão da empresa, permitindo um crescimento estratégico alinhado às demandas do mercado.
“Salvador, além de ser um dos nossos principais mercados, me trouxe uma nova qualidade de vida, um equilíbrio raro entre trabalho e bem-estar. Apaixonei-me pela cidade, pela sua cultura vibrante, pela forma como as pessoas lidam com a vida e o trabalho. Decidi recomeçar ali, com a Tidelli, levando comigo meus filhos, Dudu e Titi, e a certeza de que era hora de renovar minha jornada, tanto pessoal quanto profissional. Salvador me abraçou de forma única, com sua energia contagiante, e, naquele momento, eu vi um horizonte totalmente novo. Foi amor à primeira vista”, conta Tati.