Investimentos em mídia local crescem nos EUA

O Brasil não é os Estados Unidos. Nem o mercado deles é o nosso. Mas muito do que ocorre lá, depois de algum tempo, ao menos enquanto referência, acaba indicando tendências por aqui.

Reproduzo abaixo resultados de um estudo do Consórcio Nacional de Mídia norte americano, neste caso, com notícia boa para a mídia local deles lá, e nós torcendo que se repita aqui em breve também.

A Pesquisa de Insights da Indústria de Mídia Local, que se repete anualmente, perguntou a profissionais dessa indústria sobre a situação presente do mercado e as perspectivas para 2024.

O estudo, realizado de 11 a 15 de setembro de 2023, foi aberto para membros e não membros do Consórcio de Mídia Local. Os respondentes incluíram executivos de alto escalão, vendas, marketing, operações, TI e outros profissionais empregados por jornais locais, emissoras e lojas de notícias online em toda a América do Norte e Porto Rico.

Vamos a alguns resultados.

Quase metade dos respondentes da mídia local (49%) relataram que a receita com publicidade digital aumentou em 2023 em comparação com o ano anterior, com 21% afirmando que estava estagnada e 19% relatando uma diminuição na receita de publicidade digital. 44% dos respondentes relataram um aumento na receita do consumidor em relação ao ano anterior, 24% disseram que estava estagnado e 7% viram uma diminuição.

Olhando para 2024, a maioria (79%) dos profissionais da indústria de mídia local antecipa um aumento na receita digital geral, enquanto apenas 3% esperam uma diminuição no próximo ano.

“É encorajador ver que profissionais da mídia local têm uma perspectiva tão positiva para seus negócios digitais, apesar de muitos desafios na navegação da paisagem digital em constante mudança”, disse Fran Wills, CEO da LMC. “Será interessante observar como a contínua transformação digital, avanços em IA para conteúdo, publicidade e operações, e a próxima eleição impactarão o negócio de notícias locais, que esperamos continuarão desempenhando um papel vital nas comunidades em todo o país.”

Os principais êxitos da mídia local em 2023 foram assinaturas digitais (21%), redesenhos de site/aplicativo (17%), novas ferramentas/tecnologia digital (13%) e vídeo/OTT/CTV (13%) e serviços de agência (13%). Os principais desafios foram recursos/experiência em tecnologia digital (39%), declínios no tráfego do site (25%), declínios na receita de publicidade (20%) e pessoal/treinamento (11%).

A pesquisa descobriu que as categorias de maior prioridade para as lojas de mídia local no próximo ano serão estratégias de monetização de publicidade, crescimento de público e engajamento e dados e insights de público, focando em dados proprietários (first party data) para impulsionar o crescimento da receita tanto do consumidor quanto da publicidade.

Também importante para a mídia local em 2024 será a inovação e diversificação de conteúdo, estratégias de monetização de vídeo, privacidade e conformidade, recrutamento e retenção, e estratégias de conteúdo de vídeo.

Surpreendentemente, apenas 7% dos respondentes listaram IA como a categoria de maior prioridade para o próximo ano.

E embora a IA ainda não seja uma prioridade para as lojas de mídia local, é uma das principais tendências a serem observadas em 2024, com quase metade citando a IA (49%) listada apenas atrás do envolvimento da comunidade (59%) como uma das principais tendências nos radares dos profissionais do setor.

Outras tendências que os jornais locais, emissoras e lojas online estarão observando incluem estratégias de plataformas cruzadas (48%), distribuição de vídeo (29%) e podcasts (17%), bem como adoção de tecnologia VR e AR (4%).

Veja que a IA ainda não está entre as maiores prioridades do mercado lá. Mas não se engane. Com todo o respeito que devemos ter ao estudo e à opinião dos entrevistados, a IA vai crescer muito em 2024. Não coma bola. Veja como usar IA na sua empresa ainda este ano. Se você começar apenas ano que vem, vai comer poeira.

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