A Alura – maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil – anunciou a contratação de Thais Pianucci para liderar a Alura Start, unidade de negócios da escola focada em Educação Básica. Com uma visão de construção de times e amplo conhecimento de como funcionam os meandros do setor, a profissional chega para desenhar e executar tudo o que o segmento da empresa precisa para entregar um aprendizado em programação de qualidade para escolas públicas e privadas brasileiras, por meio de conteúdo de qualidade e formação de professores.
Depois de 10 anos no mercado financeiro com carreira em Operações e Produto, a executiva migrou para o setor educacional, tendo passagens pela Somos Educação, como Diretora de Operações Escolares, e na Arco Educação, como Diretora de Consultoria Pedagógica, nas quais viveu e conheceu o dia a dia das instituições de ensino. Com graduação e MBA em Administração (Mackenzie e FIA Usp), ela também é pedagoga e psicanalista, com especialização em Gestão Escolar.
Segundo Pianucci, a sua expectativa ao chegar na Alura Start é contribuir com a meta da unidade de negócios de gerar impacto na vida das pessoas por meio do aprendizado em tecnologia, viabilizando prioritariamente que, cada vez mais, jovens brasileiros sejam autores, criadores de tecnologia. Além disso, que sejam incluídos digitalmente e capazes de criar coisas novas e não apenas consumir passivamente. E claro, como consequência, que eles também conheçam sobre as possibilidades da área tech, que contempla as profissões mais promissoras do mercado.
“Espero trazer a minha experiência em liderança, comunicação, adaptação e atuação na educação básica para a marca, ajudando a desenhar os melhores conteúdos e tecnologias nas jornadas dos estudantes e professores. Cumprindo esse objetivo, acredito que poderemos promover um processo de ensino-aprendizagem muito interessante e engajador”, afirma.
O que é a Alura Start?
Estruturada por Guilherme Silveira, diretor de educação e cofundador da Alura, a Alura Start nasceu em 2017 como uma iniciativa de desenvolvimento de portfólio de cursos para jovens, ainda pensada como uma possibilidade B2C. No entanto, em 2022 o segmento da escola de tecnologia se posicionou para atender os estudantes de escolas públicas e privadas, pivotando para um modelo B2B.
“Desde a época do colégio, a programação foi fundamental para o meu crescimento pessoal – e depois profissional. Ao invés de ir para a turma do futebol ou da biblioteca, eu mergulhei nesse ambiente porque foi onde me senti acolhido em uma comunidade, tendo fatores como curiosidade e criatividade motivados a todo momento. Por isso, criamos a ideia de uma unidade de negócios com cursos dedicados à construção do letramento, inclusão e representação digital de pessoas jovens, respeitando a trajetória delas e priorizando a educação de longo prazo”, diz Silveira.
Hoje com produtos desenhados para os anos finais do Ensino Fundamental e também para o Ensino Médio, a Alura Start já chegou a atuar em uma grande rede estadual, alcançando o número de 120 mil estudantes e 2 mil professores em 2022 e com expandiu deste número para 430 mil estudantes e 3 mil professores em 2023. No entanto, a expectativa para este ano é de ampliar ainda mais o número de redes públicas e escolas privadas atendidas.
Para isso, uma das metas da unidade de negócios da Alura é estruturar o tripé de atuação (conteúdo, formação de professores e plataforma), de forma que a aprendizagem seja não apenas de qualidade, mas também escalável. “Estamos focados em montar um time e refinar o currículo proposto, para que o plano de ensino seja interdisciplinar, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele, queremos propor projetos que se comuniquem com as faixas etárias dos alunos e que os tornem aptos a conhecerem e criarem tecnologias por meio das linguagens de programação”, finaliza Silveira.
Sobre a Alura
A Alura é o maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil. São mais de 1.400 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 1 milhão de estudantes e 5 mil empresas.
O ecossistema Alura conta com uma gama de conteúdos, incluindo os notórios podcasts Hipsters Ponto Tech, Like a Boss e Bolha Dev, bem como as unidades de negócio Alura Para Empresas, focada em soluções de desenvolvimento de pessoas em tecnologia nas organizações; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais PM3. Além da FIAP, instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cyber Segurança e Dados.