Região das Missões, no Rio Grande do Sul, terá nova ponte para ligar Brasil e Argentina

Oito Arquitetura e Sustentabilidade / Divulgação

Avança a conexão logística entre Brasil e Argentina com a publicação, na segunda-feira (24/10), do contrato que viabiliza o projeto de construção da ponte internacional que ligará os municípios de Porto Xavier (RS) e San Javier (ARG). Localizada sobre o rio Uruguai, a ponte na BR-392/RS terá 950 metros de extensão. Atualmente, a travessia entre as cidades é feita por balsa.

O extrato publicado no Diário Oficial da União trata da contratação da Coesa Construção e Montagens S.A. pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A empresa será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução de todas as intervenções da ponte, que incluem os acessos em ambas às margens — 900 metros do lado brasileiro e 500 metros do lado argentino.

Obrigações

Ficará a cargo da empresa o cumprimento de todas as obrigações e condicionantes, requeridas no processo de licenciamento ambiental, além do apoio aos serviços de desapropriação, remoção e reassentamento e da infraestrutura completa dos complexos integrados de fronteira. O prazo para a elaboração dos projetos de engenharia e da execução da obra é de três anos e 11 meses.

A nova ligação entre os dois países é aguardada há mais de 40 anos e será a quarta do tipo no país. No Rio Grande do Sul, a nova ponte será uma alternativa aos outros dois empreendimentos sobre o rio Uruguai, na BR-287/RS (São Borja/Santo Tomé), e na BR-290/RS (Uruguaiana/Paso de los Libres). No Paraná, a ponte sobre o rio Iguaçu, na BR-277/PR conecta Foz do Iguaçu (PR) ao município argentino de Puerto Iguazú.

Com informações do Ministério da Infraestrutura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui