O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ampliou em quase 60% o alcance de suas operações contra o consumo de álcool ao volante. Durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), entre 18 e 25 de setembro, foram 42,4 mil motoristas abordados, 58% a mais em relação ao mesmo período de 2024. Ao todo, foram feitas 56 operações com bafômetro, 36,6% a mais que no ano passado.
A alcoolemia, ou presença de álcool no sangue, é o segundo fator causador de sinistros e mortes no trânsito, atrás apenas do excesso de velocidade. Por isso, tem sido alvo constante das políticas e iniciativas do Detran-SP.
Já no ano passado, a Semana Nacional de Trânsito registrava números expressivos no combate à direção sob efeito de álcool: 41 operações, com 26,7 mil motoristas abordados, 61% a mais que na SNT 2023, quando foram parados 16,5 mil veículos em 35 operações.
A fiscalização também cresceu junto ao transporte de crianças e adolescentes por meio da intensificação nas Operações Transporte Escolar Seguro (OTES). Em 2024, foram realizadas 15 OTES no Estado, durante a Semana Nacional de Trânsito. Neste ano, foram mais que o dobro: 43 operações, que abordaram 229 veículos.