PUBLICITÁRIOS CHAMAM PARA SI A RESPONSABILIDADE DE VEICULAR MENSAGENS POSITIVAS E REVERTER AS NEGATIVAS

Foto: Reprodução do Portal Acontecendo Aqui

A história da publicidade conta que desde sempre a propaganda, em suas diversas mídias, foi utilizada para tornar o mundo melhor. Com o passar do tempo, a linguagem publicitária e a criatividade fizeram muito para diminuir o preconceito, aumentar a tolerância entre as pessoas e denunciar toda e qualquer prática de violência e injustiça.

Segundo a Maria Matuck Abranches, professora de Criação e Redação Publicitária e supervisora da Área de Criação e Produção da graduação de Comunicação e Publicidade da ESPM, os profissionais da área de comunicação têm grande responsabilidade em suas mãos, ao veicular mensagens amplamente difundidas devido às generosas verbas de mídia e, com isso, tendo o poder de influenciar o pensamento das pessoas.

Para a professora, há vários exemplos de como os publicitários chamam para si a responsabilidade de veicular mensagens positivas e reverter as negativas. Dois exemplos mostram como a propaganda pode estimular essa mensagem. “Neste ano, o Bradesco traz em sua mensagem de Feliz Ano Novo uma pergunta: ‘E para você o que vem primeiro em 2023?’.  Claramente esta é uma chamada a nos conectar com o que importa de verdade em nossas vidas. Já a campanha publicitária do Boticário apresenta cenas de discussões, brigas, desentendimentos entre familiares e amigos em anúncio que vem sendo veiculado atualmente. Apresenta a preocupação de reconciliar famílias e amigos”, diz.

A especialista destaca que “há muito se diz que a mídia é o quarto poder e esse poder ficou ainda maior com as atuais guerras de narrativa. Daí a importância de se ter consciência disso a cada momento que se cria uma peça ou uma ação publicitária”, afirma

Maria Matuck Abranches, professora de Comunicação e Publicidade da ESPM, está disponível para comentar o assunto.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Fonte: Maria Matuck Abranches, professora de Criação e Redação Publicitária e supervisora da Área de Criação e Produção da graduação de Comunicação e Publicidade da ESPM

 

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