terça-feira, dezembro 3, 2024
Início Destaques no Brasil Idosa de 107 anos chama atenção por ‘chifre’ crescendo na testa

Idosa de 107 anos chama atenção por ‘chifre’ crescendo na testa

Uma chinesa de 107 anos surpreendeu a internet ao aparecer com um grande “chifre” crescendo na testa. A idosa, chamada Chen, virou sucesso na China ao exibir o “chifre do diabo” de 10 centímetros, e alguns internautas até brincaram que esse “chifre” seria o segredo da longevidade dela.

O corpo estranho que surgiu ao longo dos anos, foi identificado pelos médicos como um “chifre cutâneo”, uma protuberância feita de queratina, a mesma substância das unhas. Embora normalmente seja inofensivo, pode precisar de atenção médica. Chifres cutâneos são raros e costumam ser pequenos, mas em casos incomuns podem crescer bastante.

Saiba mais sobre o chifre cutâneo, que cresceu na testa da idosa

Chifres cutâneos são excrescências endurecidas que se formam na pele devido ao acúmulo anormal de queratina, uma proteína estrutural que compõe a camada mais externa da pele, cabelos e unhas. Eles são chamados de “chifres” porque têm uma aparência rígida e pontiaguda, similar a chifres de animais, mas são geralmente benignos.

Características

  • Formato e Tamanho: Eles podem variar de pequenos e discretos a grandes e proeminentes, chegando a alguns centímetros de altura. Em geral, têm uma aparência cônica e uma cor amarelada ou marrom.
  • Localização: Podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e mãos.
  • Composição: São compostos quase inteiramente de queratina, sendo basicamente uma acumulação anômala dessa proteína.

Causas e Fatores de Risco

Chifres cutâneos podem ter várias causas, e em alguns casos, a causa exata é desconhecida. Entre os principais fatores estão:

  • Exposição ao Sol: A exposição prolongada aos raios UV aumenta a chance de crescimento de chifres cutâneos, especialmente em pessoas de pele clara.
  • Lesões Pré-existentes: Podem se formar sobre áreas da pele que passaram por lesões, como cicatrizes ou queimaduras.
  • Distúrbios Cutâneos e Condições Médicas: Certas condições, como verrugas virais, queratoses seborreicas e até cânceres de pele (como carcinoma espinocelular), podem gerar chifres cutâneos.

Fonte: Chumbo Grosso e GMC On Line

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile